Que Tal Uma Xícara de Chá de Camomila?

Copo, Tee, Porcelana, Bebida, Decoração, Quebrar

Lidar com a depressão não é fácil, e sair dela é como remar contra a maré. É importante lembrar que ninguém é acometido pelo estado depressivo à toa, existe uma causa raiz, um gatilho que acionou o primeiro sintoma. Algo muito óbvio é que o indivíduo infeliz, fragilizado, insatisfeito é o mais suscetível a adoecer de depressão. Nunca se vê uma investigação séria sobre o sentir existencial do deprimido, algo anterior à doença, tudo parte dos sintomas, que já são a doença instalada. Na minha prática de muitos anos atendendo no consultório, sei que onde se localiza a causa, é lá que encontraremos a força motriz do indivíduo deprimido para reagir, se permitir sentir a vida novamente, com a possibilidade de usufrui-la com sabedoria e voltar a ser feliz; ao contrário de quem sofre de depressão, mergulhado na imobilidade e morbidez características da doença. 

Compreendo profundamente o quanto o ciclo vicioso da doença parece vencer o deprimido, este fica subjugado e sua fábrica de pensamentos negativos suprime-lhe a possibilidade de sentir algo bom, leve, estimulante. Lembra, remar contra a maré?  Exige um esforço enorme, somente você poderá conduzir esta força, que é sua e só lhe pertence. Todos somos fortes e frágeis, a humanidade que nos cabe é falha, e também movida por mudanças. 

Abra a janela do seu quarto ou sala, onde você quase sempre fica, faça uma xícara de chá de camomila, respire suavemente, bem devagar e deixe este sol simbolizado pela flor da camomila, iluminar a sua alma. Acorde para viver as dádivas do dia, diga não para a noite imposta pela depressão. Agora, somente um dia de cada vez, diga um sonoro sim, que a desperte de vez para a vida. 

Que tal uma xícara de chá de camomila?

Suzete Brainer (Direitos autorais registrados). 

Este post tem um comentário

  1. Manoel Belo

    Só quem já sofreu de depressão, sabe o quanto vale um artigo desse.

Deixe um comentário